Prevensegurança
35anos

Prevensegurança

(82)3327-0787
QUALIDADE
SOC

Notícias

Início / Informações / Notícias

TIPOS DE MÁSCARAS RESPIRATÓRIAS CONTRA O CORONA VÍRUS (COVID - 19)

TIPOS DE MÁSCARAS  RESPIRATÓRIAS CONTRA O CORONA VÍRUS (COVID - 19):


A) N-95 OU PFF2:


      A.1) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:


      De uso recomendado apenas para pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus e por profissionais de saúde que vão atendê-las, as máscaras de proteção têm diferentes modelos. O mais comum é o cirúrgico, mas o considerado ideal para conter a contaminação pela covid-19 é o N95.


       A principal diferença entre a máscara cirúrgica e a máscara respiratória N95 ou PFF2 é o grau de proteção. 


       A máscara cirúrgica é mais utilizada para prevenir a propagação de gripe e resfriados, filtrando partículas em apenas um sentido, retendo o que é emitido por quem a utiliza. 


       Já a máscara chamada N95 ou PFF2 é capaz de garantir proteção em 2 (dois) sentidos, porque tem um filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra doenças por transmissão aérea, como o coronavírus.


       Seu uso é recomendado especialmente para profissionais que lidam com pessoas infectadas. Para pessoas com sintomas, basta utilizar a máscara cirúrgica. 


— A pessoa que está contaminada precisa usar máscara apenas por uma questão higiênica. É importante proteger os profissionais, que são as pessoas potencialmente expostas, com maior risco de adquirir. A N95 é como se fosse uma roupa mais grossa — explica Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

O modelo é considerado semidescartável, já que pode ser utilizado mais de uma vez, desde que pela mesma pessoa. Por ser mais estruturada que a máscara cirúrgica, a N95 exige alguns cuidados: pode ter sua funcionalidade comprometida caso seja dobrada ou amassada. 


      Mesmo com a confirmação de casos de coronavírus no Brasil, não é necessário o uso indiscriminado de máscaras médicas como medida de proteção. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas que não apresentam sintomas da doença ou que não tiveram contato com infectados só devem usar máscara se forem atender alguém com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Quem esteve com pacientes suspeitos e apresentar sintomas como tosses e espirros deve utilizar máscara para evitar a propagação. Em situações como essa, é necessário procurar um serviço de saúde.


        A OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão, durante 20 (vinte) segundos, ou a desinfecção com álcool gel. Também é necessário aprender como colocar e descartar os equipamentos.


      A.2) ORIENTAÇÕES PARA USO:


  •                  Esta máscara possui 95% de eficiência de filtração de partículas maiores que 0,3?m e seu uso é indicado visando a proteção contra doenças por transmissão aérea (ex: tuberculose, varicela, sarampo e SARG).


  •                    Lembre-se de colocar a máscara antes de entrar no ambiente de internação do paciente e só retirá-la após a saída do mesmo.


  •                    A máscara N95 é considerada semi-descartável por permitir o seu uso por mais de uma ocasião, mas deve ser individualizada.


  •                    Pode ser guardada, para um próximo uso, em locais definidos pelo seu serviço/setor.


  •                   Para a guarda, acondicione a sua máscara em um saco de papel ou em um saco plástico que tenha sido previamente furado com o uso da tampa da caneta.


  •                  Os sacos  plásticos sem furos devem ser abolidos, pois podem permitir a umidade da máscara, funcionando como meio de proliferação de microrganismos como os fungos.


  •                 Identifique a sua máscara com o seu nome e data e a proteja mantendo a sua forma.


  •                 A máscara não deve ser dobrada ou amassada, pois isso irá comprometer a filtração da mesma.


  •                 O profissional deve continuamente avaliar a adequada adaptação da sua máscara à face, a elasticidade de suas alças de fixação à cabeça bem como a integridade da sua estrutura.


  •                 Assegure-se de que a sua máscara tenha o selo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) ou a sigla PFF2 (Peça Facial Filtrante) com o

registro na FUNDACENTRO.


  •                 Os fabricantes alertam quanto à utilização destas máscaras por pessoas com barbas ou cicatrizes profundas na face por impedir uma eficiente adaptação da máscara ao rosto do usuário.


Máscaras médicas

Como utilizar:

  • Antes de colocar a máscara, é fundamental que se higienize corretamente as mãos com água e sabão ou álcool gel.
  • Cubra a boca e o nariz, certificando-se de que não há espaços entre o rosto e a máscara.
  • Evite tocar a máscara enquanto a usa. Se isso acontecer, lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.
  • Quando a máscara estiver úmida, troque-a.
  • Nunca reutilize a máscara.

Como retirar:

  • Tire a máscara por trás (não toque na parte da frente).
  • Descarte a máscara em um recipiente fechado.
  • Após a retirada, lave as mãos com água e sabão ou faça a higienização com álcool em gel.



     A.3) FABRICANTES:


A.3.1) MÁSCARA RESPIRADOR DESCARPACK DESCARTÁVEL DOBRÁVEL SEM VÁLVULA PFF2 N95 AZUL.


A.3.2) MÁSCARA RESPIRADOR 3M DESCARTÁVEL CONCHA SEM VÁLVULA PFF2 N95 1860B VERDE.


A.3.3) MÁSCARA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PFF2 3M, MODELO 9920H.


A.3.4) RESPIRADOR HOSPITALAR KSN TIPO CONCHA 30.05 MH.


A.3.5) MÁSCARA HOSPITALAR KSN TIPO CONCHA 30.02 MH.


A.3.6) MÁSCARA HOSPITALAR N95 PFF2 BRANCA KSN 10.02 MH.


A.3.7) MÁSCARA DESCARTÁVEL DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA N95 PFF2 ALLIANCE.




B) PFF3:


        Outro tipo de Máscara Respiratória que também protege contra o “Corona Vírus” é a PFF3 BLS 505B Tipo Concha CA (Certificado de Aprovação) n* 33799, e possui validade até 18/12/2021.



Data: 25/03/2020 às 07:33
Marcações: COVID-19, DORONA VÍRUS, MÁSCARA RESPIRATÓRIA,
Área de LoginSOC
Esqueceu sua senha?
1
2
3
0
4
5
6
7
8
9
Recuperar SenhaSOC